O que é o Nível Sigma e como faço para calculá-lo?
A popularização de treinamentos e formação de consultores na metodologia Lean Seis Sigma fez com que esse termo se difundisse e fosse adotado por muitas indústrias, que passaram a buscar o chamado “Nível Seis Sigma” ou Processos Seis Sigma através do indicador Nível Sigma.
Neste artigo vamos falar sobre o que é e como calcular o Nível Sigma. Boa leitura!
O que é o Nível Sigma?
O sigma nada mais é do que o desvio de curto prazo do processo, aquele mesmo que usamos no cálculo do Cp e Cpk. Ele é a medida estatística de variação dos pontos dentro de um subgrupo (amostragem).
O cálculo do sigma estimado é baseado nos valores do gráfico de dispersão do gráfico de controle. Ele pode ser baseado na amplitude móvel, amplitude ou desvio padrão entre os itens de uma mesma amostra.
O Nível Sigma é baseado na “quantidade de sigmas” que podem ser encaixados entre a média do processo e seu limite de especificação mais próximo. O processo abaixo é um processo de Nível Sigma igual a 6:
Como calcular o Nível Sigma?
1-Colete amostras do seu processo
Se você ainda não faz CEP em tempo real no chão de fábrica e deseja estimar o Nível Sigma do seu processo, sugerimos que você colete dados do seu processo pontualmente para fazer esse cálculo. Não esqueça de seguir as boas práticas de amostragem e subgrupo racional, como nos ensina o Terceiro Fundamento de Shewhart.
2-Estime o ppm/DPMO do seu processo
O segundo passo para calcular o Nível Sigma é calcular a média e o desvio padrão do processo (para variáveis) ou o Número de Defeitos por um Milhão de Oportunidades-DPMO para atributos, que irá expressar o número de itens fora de especificação em um milhão de itens produzidos.
A forma como você faz essa estimativa irá mudar bastante de acordo com o tipo de característica que você consegue medir no seu processo:
a)Característica do tipo Variável
São características que podemos medir e expressar seu valor através de um número contínuo, como o diâmetro de um furo ou o peso de um pacote de biscoitos.
Para variáveis, iremos:
- Calcular a média do processo
- Calcular o sigma (desvio padrão de curto prazo)
Esses cálculo podem ser feitos através de um software estatístico para CEP no chão de fábrica, como o InfinityQS. Muitas pessoas utilizam tabelas para estimar o Nível Sigma, o que não é necessário. No caso de características variáveis, o valor do Nível Sigma nada mais é do que o valor do Cpk multiplicado por 3. Ou seja:
b)Característica do tipo Defeituoso
São características atributivas, quando examinamos o produto e o classificamos em Bom/Ruim ou Aceitável/Não Aceitável, por exemplo.
Neste caso, o cálculo de ppm é feito da seguinte forma:
- Contar o número de defeitos encontrados
- Contar o número de peças avaliadas
- Calcular o ppm
c)Característica do tipo Defeito
Também são medidas de atributos, como quando inspecionamos um produto, por exemplo uma peça usinada e apontamos os seus defeitos (riscos, rebarbas, amassados, etc). A diferença entre defeitos e defeituosos é que você pode encontrar múltiplos defeitos em uma única peça.
Para calcular o DPMO de defeitos, você deve:
- Encontrar o número de defeitos encontrados durante a coleta de dados;
- Levantar o número de oportunidade de defeitos;
- Com esses dados mais o número de peças inspecionadas, é possível calcular o DPMO:
3-Converta o ppm/DPMO em Nível Sigma
Esse passo pode ser calculado, mas o mais comum é que se use referências como a tabela abaixo para fazer essa estimativa:
Minha empresa precisa ser Seis Sigma?
De forma análoga ao que já discutimos no artigo Que valores meta de Cp e Cpk eu devo usar?, esse valor depende muito do setor da indústria em que sua organização está inserida. Ele também depende do quão crítica a característica que está sendo medida é para o produto final. Você não precisa ter o mesmo Nível Sigma de um componente para avião se você produz peças ou produtos que não precisam de toda essa segurança, certo?
Ter um Processo Seis Sigma é de fato uma meta extremamente difícil de se alcançar. Nem todas as empresas precisam e conseguem de fato atingir esse nível de qualidade tão alto.
Nível Sigma na palma da mão
Ao trabalhar com o software InfinityQS para coleta de dados e aplicação do Controle Estatístico de Processos no chão de fábrica, sua empresa pode ter – entre muitos outros benefícios – o acesso a dashboards com o cálculo do Nível Sigma feito de maneira automática para todas as características e itens que você desejar monitorar:
E na sua empresa? O nível de qualidade é monitorado através do Nível Sigma ou de outro indicador de qualidade? Conte para a gente nos comentários sobre a sua experiência!
Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0
Poderia passar a referência científica que você citou o cálculo do nível sigma por característica do tipo variável? (Nível sigma = 3 * Cpk)
Obrigado!
Acorda profissional da qualidade! Ser seis sigma, não é poder é querer!
Exato Samuel.
A melhoria de processo está alinhada com a identificação de problemas e tomadas de ações em pontos críticos de perdas.
Melhorar o sigma do processo significa diminuir a variação do mesmo.