Fluxograma [7 Ferramentas da Qualidade]
O fluxograma é uma ilustração sequencial das etapas do processo, mostrando as atividades relacionadas. Utiliza símbolos padronizados para facilitar o entendimento do fluxo.
O grande benefício da utilização desta ferramenta é identificar onde agir para resolver o problema, já que temos em mãos todo o fluxo de atividades.
Vantagens:
- Visão global do processo analisado;
- Por ser uma ferramenta gráfica, é muito mais representativo que palavras descrevendo o processo;
- Apresenta oportunidades de melhoria;
- Define o time envolvido, escolhendo os responsáveis por cada atividade;
Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor).
O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação:
- das entradas e de seus fornecedores;
- das saídas e de seus clientes;
- de pontos críticos do processo.
Abaixo colocamos um exemplo de fluxograma utilizando a ferramenta Bizagi:
Ficou com alguma dúvida ou quer discutir um pouco mais sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo!
REFERÊNCIAS:
Manual de Ferramentas da Qualidade: SEBRAE (Disponível em: http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/FerramentasDaQualidadeSEBRAE.pdf)
Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0