Porque devo utilizar Checklist na minha empresa?
Já falamos aqui sobre 7 ferramentas da Qualidade que são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho e no resultado da manufatura na sua empresa. Elas ajudam a estabelecer métodos mais elaborados com o foco na PADRONIZAÇÃO do seu processo.
Se você já trabalha com qualidade, sabe que documentar o passo-a-passo de um processo é uma forma extremamente útil e eficiente de controle de maneira organizada. Porém, em muitas empresas nem sempre o que está documentado é o que acontece na prática.
Dentre as 7 ferramentas está a folha de verificação, que como vimos, nada mais é do que formulário planejado onde os colaboradores preenchem os dados pré-definidos de forma fácil e concisa. O famoso: Check List.
Porque devo realizar Checklists para organizar a manufatura na minha empresa?
Com essa ferramenta você consegue descrever o que precisa ser feito por seu colaborador e conferir o andamento do processo de forma adequada e pontual por meio de CHECKs.
O que é importante saber para criar meu Checklist?
Processo mapeado corretamente
Como citamos, o checklist pode ser seu grande aliado na aferição para o seu processo ocorrer conforme a documentação. Porém, ele não terá muito efeito se você não identificar os itens necessários corretamente.
Você precisa estudar seu processo, conversar com os colaboradores envolvidos para definir os melhores itens e colocá-los na melhor ordem. Lembre-se que essa ordem impacta no tempo e no fluxo que seu colaborador realizará o processo, tente sempre reduzi-lo como vimos em Os 7 desperdícios na Indústria segundo o Lean Manufacturing.
Simplicidade e objetividade
Os itens selecionados precisam ser claros e objetivos. Afinal, quanto mais rápido o colaborador ler e interpretar corretamente o que precisa ser feito, o processo ganha com a agilidade. A meta é descomplicar, seja simples e objetivo. Se possível, acompanhado de instrução visual, o que facilita o entendimento.
Por exemplo, é melhor ter uma imagem indicando onde fazer uma checagem de qualidade do que um texto descrevendo a mesma. Este é um dos pontos cruciais e também por isso, uma ferramenta adequada de checklist é importante.
Treinamento ao colaborador
Quando você tem definido os itens e a ordem, lembre-se de passar as informações de como e porquê utilizar o Checklist. Treine os colaboradores para que possam conhecer o processo e os itens selecionados.
Vários clientes da HarboR utilizam a “folha de verificação” ou o famoso CheckList como ferramenta de controle da qualidade utilizando o Software InfinityQS em diversos setores da indústria, veja a seguir: Integração checklists de liberação de máquina com InfinityQS na Ardagh Alagoinhas/BA
A HarboR que já implantou em seus produtos e serviços os conceitos da Indústria 4.0, desenvolveu um aplicativo chamado HCL – HarboR CheckList onde você consegue conectar e realizar checklists criados no InfinityQS por meio do seu celular em qualquer lugar da sua empresa.
E ainda: O HCL já foi validado segundo as normas da Anvisa e FDA CFR 21 Part 11.
Aprovação
O InfinityQS também permite que um supervisor/gerente APROVE o checklist de algum colaborador realizado em algum processo da sua empresa, aumentando o seu controle. Leia o Post onde falamos a respeito: Como o supervisor assina os registros utilizando o InfinityQS?
Se você tem interesse em saber mais informações sobre o software InfinityQS ou o aplicativo HCL, entre em contato conosco.