A Lei da Entropia do InfinityQS
A desordem no Universo sempre aumenta. Existe até uma grandeza termodinâmica definida para medir a desordem – a Entropia – e há uma lei natural que garante que ela sempre aumenta. Um banco de dados do InfinityQS normalmente começa bem organizado. A implantação começa com um escopo definido, produtos cadastrados com cuidado, processos bem escolhidos e identificados, e testes genéricos, que podem ser associados a diversos produtos diferentes. Mas a entropia…
O sistema entra em produção, e ao longo do tempo de uso novos produtos passam a ser fabricados e precisam ser cadastrados; fatalmente algum cadastro é feito com erro, outros são criados em duplicidade (com pequenas diferenças no nome); testes novos também são criados, muitas vezes testes mais específicos do que o recomendado (como “Diâmetro 5.75”, ou “Peso peça amarela”), poluindo o banco e dificultando as seleções de dados, deixando produtos sem especificação ou impedindo análises históricas coerentes de resultados.
Para evitar o problema, é importante que exista uma governança do InfinityQS para que esses cadastros incorretos sejam detectados e corrigidos antes que suas consequências sejam muito grandes. Prevenir é melhor e mais fácil do que remediar, e nossos clientes com suporte ativo podem entrar em contato conosco para receberem mais orientações sobre o assunto. Ou para pedir ajuda caso precisem fazer uma limpeza no banco para reduzir a Entropia (do banco, pois a do Universo vai continuar aumentando – é lei).
Cuidem-se e fiquem bem!
Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0