InfinityQS – Exal Brasil
O Grupo Exal é o maior fabricante mundial de embalagens de alumínio em extrusão por impacto. Com linhas de última geração e velocidade de produção de 250 latas por minuto, a nova planta em Itupeva (SP), inaugurada em 2014, é a mais nova e moderna do mundo. Começou produzindo 80 milhões de latas por ano, mas em 2016 esse volume de produção chegará a 320 milhões de latas por ano, abastecendo os mercados de Cuidados Pessoais, Farmacêutico e Industrial.
Desafio
Para assegurar a qualidade na produção da planta em Itupeva, a Exal Brasil necessitava de uma plataforma de controle de produção e qualidade com rastreabilidade para suportar a gestão da qualidade. Registros com frequências periódicas precisariam ser estruturados de forma a garantir o cumprimento de amostragem. O software deveria estar alinhado aos requisitos da ISO 22716, que trata de modo abrangente o sistema de gestão da qualidade da cadeia produtiva envolvida na fabricação, embalagem, testes, armazenamento e transporte de cosméticos acabados. Para otimizar a emissão de certificados enviados à clientes, seria necessário facilitar o preenchimento das características de qualidade presentes no documento.
Solução
A Exal Brasil escolheu trabalhar com a HarboR Informática Industrial para implantar o InfinityQS, software para manufatura inteligente e controle de qualidade, que conta com uma poderosa ferramenta de CEP. Inicialmente rodando com uma linha de fabricação, a HarboR configurou o InfinityQS para registrar checklists, dados de qualidade e produção e possibilitar a análise e gestão destas informações. Os requisitos de amostragem do chão de fábrica foram desenvolvidos para manter sua frequência controlada pelo Dynamic Scheduler, indicando ao operador o momento em que ele deve realizar suas coletas e exigindo uma razão quando o tempo é violado. Em paralelo, os laboratoristas conseguem visualizar em tempo real os registros de produção e registrar suas próprias análises. A HarboR foi a responsável pelo treinamento dos usuários chaves do InfinityQS para capacitá-los das principais configurações, aplicações e funcionalidades do software.
“O InfinityQS nos ajuda no gerenciamento dos dados e quando precisamos de algum gráfico para clientes. As informações estão bem divididas e de fácil acesso para análise. Como precisamos enviar certificados para os clientes, o sistema de certificados de qualidade desenvolvido pela HarboR nos auxiliou muito, pois são fáceis de usar.”
-Juliana Brito, Analista de Processo e Qualidade
Para automatizar o preenchimento de certificados de qualidade a HarboR desenvolveu uma planilha customizada em Excel integrada ao banco de dados do InfinityQS. Através de uma busca pelo lote do produto, os campos do certificado são automaticamente preenchidos com os valores armazenados no banco de dados. Um status das análises é gerado através da comparação entre os valores coletados com os registrados nas especificações de engenharia.
Resultados
Em seu terceiro ano de produção (2016), a Exal Brasil já está trabalhando com 3 linhas de produção, sendo que todas elas são monitoradas pelo InfinityQS. A medida que novas linhas são colocadas em produção elas já são integradas ao InfinityQS devido a agilidade e facilidade da ferramenta para gerenciar registros de qualidade e produção em tempo real. A integração do InfinityQS com os registros de chão de fábrica e laboratório, permitiu a minimização de registros em papel e facilitou a coleta e análises de dados em tempo real. A utilização do Dynamic Scheduler diminui as chances do não cumprimento de amostragem. O InfinityQS é uma importante ferramenta para localizar e disponibilizar a informação de forma organizada, principalmente em períodos de auditoria.
- Software alinhado aos requisitos da ISO 22716
- Certificados de qualidade que facilitam o envio de informação aos clientes
- Fácil acesso para a rastreabilidade de informação
- Segurança e Monitoramento do cumprimento de amostragem dentro da frequência definida
- Facilidade para acessar informações em tempo real e identificar problemas na produção